quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

LIPOASPIRAÇÃO

O SONHO DE TER UM CORPO PERFEITO
Lipoaspiração é muito procurada como forma de satisfazer a tão desejada beleza visual.


Entre tantas promessas de emagrecimento procuradas pela população estão os chás medicinais, as dietas milagrosas, horas nas academias, pílulas que regulam o apetite, cirurgias de redução do estômago e etc. Nessa corrida em busca de um corpo em forma, e não ver mais os indesejáveis pneuzinhos, a lipoaspiração está se tornando a mais requisitada entre homens e mulheres de todas as idades, mas é preciso deixar claro os reais benefícios que este procedimento proporciona. Existem muitas pessoas que procuram este tipo de cirurgia para perder peso, mas esse procedimento não é um método de emagrecimento.

O que é a Lipoaspiração?

Como o Brasil é um País de gente que gosta de ter uma boa aparência, ocupando o segundo lugar no ranking de cirurgia plástica, perde apenas para os Estados Unidos. Lipoaspiração é uma técnica usada para remover apenas o tecido adiposo que é também conhecido como "gordura", que geralmente fica localizada debaixo do braço, nos quadris e na região abdominal, esse tipo de gordura é dificilmente eliminado com exercícios físicos e dietas.
A cirurgia inicia-se com a criação de pequenos cortes na pele por onde o cirurgião introduz uma cânula, que é um tubo de aço utilizado para sugar a gordura para fora através de um vácuo muito forte, movimentando para frente e para trás, tendo o cuidado de não passar um tempo muito grande fazendo este movimento em um só lugar, pois a gordura é retirada da mesma forma em todos os lugares.
“A lipoaspiração é um método seguro e muito eficaz, claro que o paciente é submetido a uma série de exames, antes de qualquer procedimento, dessa forma evitamos resultados indesejados e problemas futuros,” afirma o Cirurgião Maurício Menna.



Riscos e casos
A lipoaspiração é normalmente segura, portanto que os pacientes sejam cuidadosamente selecionados e a clínica seja equipada com a segurança exigida pela medicina moderna. Esse tipo de cirurgia pode ocorrer complicações pós-operatórias como infecção e trombose é muito raro acontecer, e são tratadas com drenagem e antibióticos. A cicatriz cirúrgica é muito pequena e é muito difícil ser um problema para o resultado.
Em Recife Flávia Caroline Pires Macedo, de 25 anos morreu quando se submeteu a uma cirurgia de lipoaspiração nas coxas, barrigas e costas, como também colocou prótese nas mamas. Na mesma cidade a Juíza Roseane Moura Padilha veio a falecer no final do procedimento cirúrgico no Hospital Boa Viagem, Medical Center.
O risco é bem maior quando os pacientes têm histórico de diabetes, doenças do pulmão ou do coração e que já fizeram algum tipo de cirurgia nas áreas próximas onde será realizado o procedimento. O mais importante antes de qualquer cirurgia é a consulta médica inicial, com ela pode ser minimizado os riscos fazendo com que a cirurgia seja um sucesso.
Os benefícios
Sabe-se que a redução de peso melhora os fatores de risco de problemas cardíacos, hipertensão, colesterol e diabetes, no entanto redução de peso por meio de lipoaspiração não traz na mesma proporção os benefícios que uma dieta balanceada e prática de exercícios físicos. “Sempre tive muita vontade de fazer a cirurgia, já li bastante sobre o assunto e sei que estou pronta, acho que vou tentar fazer no início de dezembro e estou muito feliz” diz a Jornalista Rosália Rangel.
A cirurgia proporciona um bem estar provocada pela transformação visivelmente notada em qualquer pessoa, isso não significa dizer que os problemas de saúde estão resolvidos e que não é preciso mais nada para manter um corpo atlético, a prática de exercícios e de uma dieta de baixa caloria é muito importante mesmo depois da cirurgia, é uma forma de manter o resultado tão desejado. “O ideal após uma decisão dessas é continuar com hábitos saudáveis, uma boa alimentação e como moramos em um País tropical, o líquido é indispensável,” conclui a Nutricionista Luciana Maia. ☺

Por Hugo Ebling

Nenhum comentário:

Postar um comentário